segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alimento transgênico, o que é e porque faz mal?


Você talvez já tenha visto esse símbolo muitas vezes, mas não tem a mínima ideia do que realmente é ou o que significa...
Apesar de estar presente, embora bem pequenino, nas embalagens dos alimentos com mais de 1% de transgênicos em sua composição (como se parecesse um pouco escondido e não revelando o que realmente é), esse símbolo afeta incrivelmente a sua saúde. Notícia ruim? Afeta para pior.
Esse símbolo significa que você está consumindo um ALIMENTO TRANSGÊNICO, que são todos os alimentos geneticamente modificados, que são criados artificialmente em laboratórios. De acordo com a FDA, esses produtos não podem ser distinguidos dos demais pelo fato de serem “iguais” ao alimentos não transgênicos, mas vários estudos demonstram contradições nos relatórios da FDA.
O maior mito utilizado para legitimar o mercado dos transgênicos é que “o aumento de produção dos alimentos resolveria a fome”. Não precisa ser nenhum economista pra saber que o problema da fome e da miséria não é a escassez de alimentos, mas a má distribuição de riqueza produzida...

Pesquisando sobre o assunto, encontrei dois documentários fantásticos que todo mundo precisa arrumar um tempo na agenda e assistir!!! Passem para os familiares, divulguem e compartilhem! É DE EXTREMA INFORMAÇÃO PARA A POPULAÇÃO QUE SABE MUITO POUCO...

O primeiro foi SWEET MISERY, sobre o aspartame, o qual aparentemente é a causa do aumento de doenças raras:



E o segundo é O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO, que demonstra claramente que estamos sendo engolidos pelo corporativismo selvagem:


No Brasil, por exemplo, temos alguns alimentos extremamente consumidos onde boa parte da população não imagina que se trata de um transgênico:

MILHO

Com as variantes transgênicas respondendo por mais de 85% das atuais lavouras do produto no Brasil e nos Estados Unidos, não é de se espantar que a pipoca consumida no cinema, por exemplo, venha de um tipo de milho que recebeu, em laboratório, um gene para torná-lo tolerante a herbicida, ou um gene para deixá-lo resistente a insetos, ou ambos.


ÓLEO DE COZINHA

Os óleos extraídos de soja, milho e algodão, os três campeões entre as culturas geneticamente modificadas.


SOJA

No mundo todo, o grosso da soja transgênica, vai direto para a alimentação dos animais, o seu subproduto que é o óleo, é o que consumimos e há ainda o leite de soja, tofu e bebidas de frutas, todos possuem proteínas transgênicas, a não ser que tenha vindo de uma soja não transgênica.


FEIJÃO

É o primeiro produto geneticamente modificado desenvolvido por uma instituição pública brasileira.

feijão

Portanto, muito cuidado com esse tipo de alimento! Sempre que estiver fazendo suas compras no mercado, fique de olho nas embalagens! O seu alimento pode estar lhe causando doenças ou ainda pior, acabando com sua vida! 

Espero que gostem e aproveitem muito as informações de hoje! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)

                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Picolé funcionais pra refrescar!

Genteee! Olha essas receitas de picolés MARAVILHOSOS que encontrei! Refrescante e levinho, é perfeito para esse calorão, né? Estes aqui têm ingredientes inusitados: gengibre, couve e até pimenta. O resultado são picolés com o poder de queimar gordurinhas, dar pique e desintoxicar. E você mesma pode fazer em poucos minutos. Escolha o seu e faça já:

Picolé hidratante
Rende: 10 picolés 
Calorias por picolé: 60 

Ingredientes:
• 1/2 xíc. (chá) de suco de limão
• 3 xíc. (chá) de água de coco
• 1 col. (chá) de raspas de casca de limão
• 2 col. (sopa) de gengibre ralado e espremido (usar o caldo)
• 3 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara) 


Modo de fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador, divida em fôrmas próprias para picolé, leve ao freezer e, duas horas depois, espete os palitos (colocar os palitos nesse estágio evita que eles fiquem tortos os grudem no fundo da forma). Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 

Picolé energético
Rende: 10 picolés 
Calorias por picolé: 60 

Ingredientes:
• 1 manga palmer em cubos 
• 1 polpa de maracujá congelada 
• 1 xíc. (chá) de água 
• 6 col. (chá) de guaraná em pó (ou 3 col./sopa de caldo de gengibre ralado e espremido)
• 2 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara) 

Modo de fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador, divida em fôrmas próprias para picolé, leve ao freezer e, duas horas depois, espete os palitos (colocar os palitos nesse estágio evita que eles fiquem tortos os grudem no fundo da forma). Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 



Receitas sugeridas pela nutricionista esportiva tatiana Camacho Barão, da naturalis.

Picolé Detox
Rende: 10 picolés 
Calorias por porção: 20 

Ingredientes:
• 2 rodelas grossas de abacaxi (sem o miolo) 
• 2 folhas de couve (ou 2 gelinhos de couve) 
• 1 maçã pequena com a casca, sem a semente 
• 6 folhinhas de hortelã 
• 2 ½ copos (500 ml) de água de coco 

Modo de fazer:
No liquidificador, bata o abacaxi, a couve, a maçã e a água de coco gelada. Coe e volte a bater com a hortelã (não coar mais). Distribua em fôrmas para picolé e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 

Picolé antigordurinhas
Rende: 10 picolés 
Calorias por porção: 20 

Ingredientes:
• 1 pedaço (tamanho de uma moeda) de gengibre sem a casca picado 
• 1 xíc. (chá) de chá verde pronto gelado (infusão de 1 col./sopa da erva para 1 xíc. -chá- de água fervente, coar) 
• 2 col. (sopa) de mel (ou adoçante a gosto) 
• 4 col. (sobremesa) de suco de limão-siciliano 
• 1 xíc. (chá) de melão bem maduro em cubos 
• 10 folhas de hortelã 
• 1/2 xíc. (chá) de água de coco 

Modo de fazer:
Para fazer o chá verde: assim que a água levantar fervura, desligue o fogo, adicione a erva e abafe por 5 minutos. Coe, acrescente o mel (ou adoçante), o suco de limão e deixe esfriar. No liquidificador, bata o melão com a água de coco, a hortelã e o gengibre e junte na mistura de chá verde. Distribua em fôrmas próprias para picolé (ou copinhos) e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 



Receitas sugeridas pelas nutricionistas Mila Moraes, da clínica Goa Health Club e Carol Morais, de Goiânia.

Fonte: Revista Boa Forma


Se refresquem e aproveitem muito as receitinhas de hoje! =)


                        Siga no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Escalda-pés: Alívio e relaxamento depois de um dia de trabalho pesado!

A semana mal começou, mas tenho certeza que tem muita gente por aí já super cansado e que não vê a hora de chegar em casa para descansar e relaxar! Depois de um dia atribulado, andando de lá pra cá sem parar com sapatos fechados ou saltos altos, ainda tem aquela corridinha pelo bairro no final da tarde ou o treino pesado da academia... Aí bate aquela vontade de chegar em casa logo e se jogar no sofá até pegar no sono... Não! Nada disso! O que você precisa é de um delicioso tratamento ESCALDA-PÉS para suas pernas e pés. Sim, os pés! Aquele seu querido pé, que te aguenta e sofre o dia inteiro! rs... Pode ter certeza que essa é uma das melhores e mais fáceis maneiras de relaxar, cuidando do corpo e mente! Uma receita caseira simples, do tempo dos nossos avós, mas perfeita para seu bem-estar! :)


Veículo de calor ou frio, a água é um dos meios mais eficazes de cura. Gerando transformações no sistema nervoso e no circulatório, ela é capaz de produzir o equilíbrio térmico do organismo. Utilizado para relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão, o escalda-pés ajuda a aliviar a pressão dos pés, a descansar as pernas, a reduzir calos e aliviar o estresse do dia a dia. A pressão e o aquecimento dos pontos nervosos causam um reflexo imediato no equilíbrio de todo o corpo.

Num ritual simples e fácil, o escalda-pés pode ser feito diariamente em casa. É preciso apenas uma bacia em que seus pés fiquem bem acomodados no fundo dela. Depois de mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura das panturrilhas, deixe-os de molho de 15 a 20 minutos ou até que a água esfrie e vá massageando-os de vez em quando com as próprias mãos.

O escalda-pés deve ser feito, preferencialmente, à noite, pois durante o processo você pode usar óleos ou ervas que estimulem o sono. Ao fim do ritual, use uma pomada à base de arnica ou cânfora, que geram maior conforto. Outra dica para tornar o seu tratamento mais eficiente é colocar bolinhas de gude na bacia, que vão realizar uma gostosa massagem na planta dos pés. Se puderem ser verdes e azuis, melhor ainda. Para os adeptos da cromoterapia, essas cores têm a propriedade de acalmar e tranquilizar. 


Quer algumas receitinhas? Aí vão elas!


Escalda-pés calmante com Alfazema:

- água morna
- 4 colheres de sopa de sal grosso
- 8 gotas de alfazema

Junte os ingredientes num recipiente até que o sal dissolva. Deixe os pés por 30 minutos.


Escalda-pés Refrescante:


- água em temperatura ambiente
- 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã maceradas com sal marinho

Ponha os pés na mistura por 10 a 15 minutos e sinta o frescor da hortelã. 


Escalda-pés calmante com Lavanda:

- água quente
- 3 rodelas de laranja
- bolinhas de gude
- 5 gotas de essência de lavanda

Junte todos os itens numa bacia e coloque os pés. Deixe por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear a sola dos pés.


Escalda-pés Esfoliante:

- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 8 colheres de óleo de amêndoas

Junte o açúcar e o óleo e aplique a mistura sobre todas as regiões dos pés em movimentos circulares e para cima. Depois, retire com uma toalha úmida ou coloque os pés em água morna. Enxugue e passe hidratante com manteiga de karité, envolvendo os pés, em seguida, com sacos transparentes. Deixe o hidratante agir por 15 minutos, retire o plástico e faça uma automassagem. Remova o hidratante restante com uma toalha quente e úmida.


Escalda-pés calmante com Camomila:

- água morna
- 4 sacos de chá de camomila
- 4 gotas de óleo essencial a sua escolha

Coloque os ingredientes na água quente por 10 minutos antes de imersão.


Escalda-pés com Pétalas e Sais de banho:

- Óleo essenciais com finalidade de relaxar
- Menta e eucalipto para combater a sensação de pesos nas pernas.
- Essência de lavanda, ajuda a relaxar.
- Sais ou espuma de banho
- Pétalas de rosas, para amaciar e perfumar os pés

Coloque a água quente, óleos essenciais, sais de banho e por fim as pétalas.
Confira se a temperatura está agradável, mergulhe os pés e permanece em torno de 20 a 25 minutos, caso for necessário vai acrescentando mais água quente para manter a temperatura.


Mas atenção, o escalda pés tem algumas contra indicações:

- Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

Sempre consulte o seu médico!


Espero que gostem e aproveitem muito as receitas de hoje! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)


                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

É caro ser saudável?

Para aquelas pessoas que acham que para ser saudável é preciso gastar dinheiro aos tubos, saiba que comer bem nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e variada. Ou seja, conseguir incluir em uma mesma refeição ingredientes de todos os grupos alimentares.

De acordo com a nutricionista Roberta Silva, o segredo para quem quer emagrecer não está nos alimentos light ou diet, mas sim nas substituições feitas na sua dieta a fim de deixar o seu cardápio leve e muito mais saudável.


Ela ainda lembra que comparado aos alimentos normais, os lights têm apenas 25% a menos de algum nutriente, mas isso não significa que eles sejam menos calóricos. "Então, a não ser que a pessoa tenha alguma patologia como diabetes, o consumo dos alimentos light ou diet não devem ser substituídos", afirma Roberta.

Agora, se o seu objetivo é emagrecer, a nutricionista afirma que é possível investir em uma alimentação balanceada sem desfalcar o bolso, ao contrário do que o senso comum indica. É preciso lembrar que o que mais encarece o valor dos alimentos é o fato deles serem orgânicos e integrais, mas engana-se quem acha que esses elementos são vitais para o sucesso de uma dieta. "Para ter certeza de que você está se alimentando da maneira correta, tenha certeza que todos os grupos alimentares estão presentes no seu cardápio diário, ou seja, refeições que somadas contenham os grupos dos cereais, grãos ou leguminosas, frutas, carnes, leite e derivados", comenta a especialista.


Sabemos que os alimentos integrais são ricos em fibra, o que aumentam a sensação de saciedade e, de quebra, ainda possuem uma concentração maior de vitaminas e minerais, mas tudo isso pode ser dosado com a combinação certa. Segundo a nutricionista para driblar o custo desses alimentos, a dica é moderar nas quantidades e apostar nos complementos para garantir a quantidade de nutrientes necessários para o seu dia a dia. "Se você costuma comer pão no café da manhã, diminua a quantidade, então ao invés de comer duas fatias de pão de forma ou um pãozinho, prefira ingerir apenas uma fatia do pão convencional ou meio pão francês, completando a refeição com uma colher de sopa com algum tipo de fibra mais acessível, como é o caso da aveia, que é super barata e você pode salpicar por cima de alguma fruta picada ou iogurte", ensina.


Já para os que preferem as comidas industrializadas por ter maior durabilidade, a nutricionista lembra que eles possuem mais sódios do que os alimentos comuns, o que pode colaborar para o aumento da pressão arterial e retenção de líquido. Agora, se a questão é o seu paladar, ela explica que é só uma questão de adaptar tanto o paladar quanto a sua rotina de compras semanais. "Usar os alimentos que estragam com mais facilidade primeiro ou procurar trocá-los por ingredientes menos perecíveis, como a alface que pode ser substituído pela acelga, se você achar que não irá consumir as folhas em tempo de murcharem", aponta Roberta.

Quer sair do supermercado sem esvaziar totalmente a carteira? A nutricionista diz que na feira ou mercado, o ideal é optar pelas frutas, verduras e legumes da estação, pois são mais baratos e saborosos. Na hora de escolher a carne, não se atenha as ideias pré-concebidas, saia da ideia de que apenas as carnes vermelhas e o frango podem estar presentes no seu dia a dia, alguns peixes também possuem o preço bem acessíveis. "Não é porque você vai comer peixe que ele tem que ser salmão. Peixes como a sardinha, por exemplo, são ótimas fonte de proteínas e ômega 3, o que protege o seu coração das doenças cardíacas", conclui.

Por Paula Perdiz

Dúvidas e sugestões é só mandar! =)

                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Para consumir mais: Os chamados Superalimentos!

Nem tão saborosos, nem tão ruins assim, mas com uma coisa em comum: Super saudáveis e importantíssimos para uma boa alimentação! rs

Esses são alguns alimentos que geralmente ficam de fora no dia a dia de muitas pessoas (digo isso por mim mesma), mas que trazem muitos benefícios para a saúde, ajudam a compor uma dieta equilibrada e devem ser inseridos no cardápio sempre que possível!

Confira agora os benefícios de 5 desses alimentos, considerados riquíssimos em nutrientes e fundamentais para manter a vida saudável:

BATATA DOCE: Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular. Ajuda a controlar a diabetes (devido ao baixo índice glicêmico) e auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras. Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A, faz bem para a pele graças a vitamina E e auxilia na formação de colágeno, regula a pressão arterial, reduz cãibras e previne anemia graças à vitamina C.



AVEIA: Os grãos têm importante papel no controle do mau colesterol e também no controle de peso, já que conferem sensação de saciedade, devido à presença de fibras solúveis e insolúveis. Aveia pode ser usada no preparo de diversos pratos, como mingaus, bolos, sopas, ou usada sobre frutas e outros alimentos. Eu uso bastante em vitaminas, fica uma delícia!


LENTILHA: Importante fonte de proteínas, fibras e antioxidantes. É um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. É ótima substituta para o feijão do dia a dia. Não deixe para consumir só nas festas de fim de ano!


UVA-PASSA: Fibras, ferro e vitamina C são algumas das substâncias encontradas na uva-passa, que é boa fonte de carboidratos e confere aumento na energia do corpo. Pra ter uma idéia, uma porção de 26 g (duas colheres de sopa) de uvas passas contém 78 calorias e uma quantidade significativa de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e promovem saciedade, potássio, que é importante para o equilíbrio da pressão arterial e vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K, que participam da geração de energia para as células, tem ação antioxidante e participa no processo de coagulação sanguínea.


KIWI: Uma unidade da fruta oferece 70 ml de vitamina C, quase o total da recomendação diária, que é de 75 ml. Faz bem aos olhos e colabora para a saúde cardíaca. Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration - US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.


Espero que o post de hoje possa ajudar e contribuir para um cardápio mais variado e saudável na vida de vocês! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)


                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Leite de coco, uma nova maravilha!

Tudo começou porque esses dias de mega calor, passeando e procurando algo gelado para tomar, parei em um lugar especializado em sucos e resolvi tomar um de COCO COM MORANGO, que era simplesmente DIVINO!!! Aquele gosto ficou gravado em mim! rs... Dias depois, fazendo compras no mercado, vi um vidrinho de leite de coco, desses que a gente usa em receita mesmo e veio um estalo! Fazer vitaminas ou batidas e acrescentar leite de coco, ficaria com sabor parecido com aquele suco? E a resposta foi SIMMMMM! E hoje estou completamente apaixonada por ele e acho que não viverei mais sem! hahahahaha... E penso comigo, como fiquei tanto tempo sem ele? rs... Dramas à parte, mas feliz da vida por essa nova descoberta, resolvi pesquisar um pouquinho sobre essa maravilha e descobri coisas fantásticas, o que me animou ainda mais a consumi-lo. Tem um tempo já que diminui muitoooo o consumo de leite (pretendia parar, mas as vezes a fome batia e acabava recorrendo a um copo de leite desnatado ou de soja), mas com essa nova descoberta acho que agora vou conseguir parar de tomar leite definitivamente! 


Pesquisa vai, pesquisa vem, descobri que leite de coco é uma bebida muito comum em outros países, e que inclusive é vendido em embalagens atrativas como as de leite de vaca ou como a de refrigerantes. Além disso, por ser um leite vegetal é ideal para quem tem intolerância a lactose, é ou pretende se tornar vegetariano ou vegano. Aqui no Brasil acredito que seja mais fácil encontrar o leite de coco culinário (que é super concentrado), então por isso a dica é diluí-lo em água. Usar uma porção de leite de coco para duas de água fica uma beleza!


Outra coisa que descobri também, é que leite de coco é excelente para ajudar na perda de peso! O coco é riquíssimo em duas gorduras - o ácido láurico e o monolauril -, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. O leite de coco tem muitas calorias, mas as gorduras presentes são de rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em gordurinhas indesejadas! Essas duas gorduras específicas, também regulam o funcionamento da tireoide, acelerando o metabolismo e auxiliando no emagrecimento. O ácido láurico ainda tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, melhorando a resposta imunológica do nosso organismo. Acredita-se que ele ajude no combate ao vírus que causa a herpes, além manter as bactérias que moram nos nossos intestinos num equilíbrio saudável. 


E ainda tem mais! A composição nutricional do coco vai além de simplesmente vitaminas, minerais e macronutrientes. Ele oferece vários benefícios para a saúde, comprovado por diversos estudos, sendo que recentemente, por todas as suas atuações benéficas foi considerado um superalimento pelo Functional Foods Center (EUA), e está entre os 10 melhores alimentos do mundo!

Sensacional, né? Fiquei muito feliz com essa descoberta e já inclui o leite de coco na minha vida! Apenas lembro que cada organismo é único e que se você também quiser incluir na sua dieta, mas ainda tiver dúvidas, converse com um médico ou nutricionista sobre a quantidade ideal para seu consumo e qual a melhor forma de usá-lo na sua alimentação.

Espero que tenham gostado! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)

                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alimento orgânico, o que é e porque faz bem?

Bom diaaaaa, pessoal! Tudo bem? Estamos começando uma semana nova, que tenho certeza, será maravilhosa! Aproveitando o assunto que já comentei aqui anteriormente, o post de hoje será sobre os orgânicos! Vocês já ouviram falar ou consomem alimentos orgânicos? Pra quem apenas ouviu falar, é importante saber primeiro que o alimento orgânico não é somente alimento “sem agrotóxicos” como muita gente pensa por aí. Além de serem isentos de insumos artificiais como adubos químicos e os agrotóxicos, eles também são isentos de drogas veterinárias (como hormônios de crescimento e antibióticos) e de qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como aditivos sintéticos, sementes transgênicas, etc.


Durante a produção de frutas, legumes e verduras, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Em relação a produção de carne e ovos orgânicos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis, além de menos cruéis para os animais.

Como se não bastasse essas informações maravilhosas, ainda tem mais benefícios e vantagens ao consumir alimentos orgânicos:

1 - Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
2 - A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
3 - Os alimentos tem maior teor de nutrientes e maior teor de fotoquímicos (substâncias antioxidantes) e são mais saborosos.
4 - Auxiliam na prevenção de doenças.
5 - Os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.
6 - Incentiva produtores menores, ajuda na preservação dos nossos solos, cuida da Biodiversidade incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema e ajuda na preservação das águas (Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação). 


Desvantagem:

Não sei se posso dizer que é uma desvantagem, mas infelizmente os alimentos orgânicos ainda são encontrados mais caros do que os convencionais. Eles são produzidos em menor escala e tem os custos de produção bem maiores que os inorgânicos. Se a grana estiver meio curta para comprar todos os alimentos, invista primeiro na compra das frutas e vegetais e vá trocando aos poucos. O importante é começar a troca o quanto antes! Invista na sua saúde, mesmo que no começo seja só um pouquinho.

Outra dica bem legal é que pode-se também procurar uma feira orgânica de bairro, normalmente são mais baratas do que nos supermercados e vale muita a pena! E ainda, se quiser e tiver espaço em casa, também dá pra fazer sua própria horta, assim estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor. ;)


Veja aqui alguns endereços de feiras na cidade de São Paulo:

Aos domingos, a feira acontece no estacionamento da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Vila Mariana, das 7h às 12h. Em quintas-feiras, o comércio ocorre na Rua São Benedito, no Alto da Boa Vista, no mesmo horário. Às sextas, das 7h30 às 13h30, o ponto de venda é a Praça Charles Miller, no Pacaembu.

Aos sábados, a feira acontece no Parque Modelódromo do Ibirapuera, no Parque Burle Marx, no Mercado Central, das 7h às 13h, e no Parque da Previdência o dia todo. Aos sábados e domingos, o espaço da feira é o Parque da Água Branca, das 7h às 12h.

Podem ser encontrados frutas, hortaliças, bebidas, café, ervas temperos, grãos, laticínios, mel, pães, biscoitos, cereais e etc.

Espero que gostem do post de hoje! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)

                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa