segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alimento orgânico, o que é e porque faz bem?

Bom diaaaaa, pessoal! Tudo bem? Estamos começando uma semana nova, que tenho certeza, será maravilhosa! Aproveitando o assunto que já comentei aqui anteriormente, o post de hoje será sobre os orgânicos! Vocês já ouviram falar ou consomem alimentos orgânicos? Pra quem apenas ouviu falar, é importante saber primeiro que o alimento orgânico não é somente alimento “sem agrotóxicos” como muita gente pensa por aí. Além de serem isentos de insumos artificiais como adubos químicos e os agrotóxicos, eles também são isentos de drogas veterinárias (como hormônios de crescimento e antibióticos) e de qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como aditivos sintéticos, sementes transgênicas, etc.


Durante a produção de frutas, legumes e verduras, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Em relação a produção de carne e ovos orgânicos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis, além de menos cruéis para os animais.

Como se não bastasse essas informações maravilhosas, ainda tem mais benefícios e vantagens ao consumir alimentos orgânicos:

1 - Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
2 - A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
3 - Os alimentos tem maior teor de nutrientes e maior teor de fotoquímicos (substâncias antioxidantes) e são mais saborosos.
4 - Auxiliam na prevenção de doenças.
5 - Os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.
6 - Incentiva produtores menores, ajuda na preservação dos nossos solos, cuida da Biodiversidade incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema e ajuda na preservação das águas (Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação). 


Desvantagem:

Não sei se posso dizer que é uma desvantagem, mas infelizmente os alimentos orgânicos ainda são encontrados mais caros do que os convencionais. Eles são produzidos em menor escala e tem os custos de produção bem maiores que os inorgânicos. Se a grana estiver meio curta para comprar todos os alimentos, invista primeiro na compra das frutas e vegetais e vá trocando aos poucos. O importante é começar a troca o quanto antes! Invista na sua saúde, mesmo que no começo seja só um pouquinho.

Outra dica bem legal é que pode-se também procurar uma feira orgânica de bairro, normalmente são mais baratas do que nos supermercados e vale muita a pena! E ainda, se quiser e tiver espaço em casa, também dá pra fazer sua própria horta, assim estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor. ;)


Veja aqui alguns endereços de feiras na cidade de São Paulo:

Aos domingos, a feira acontece no estacionamento da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Vila Mariana, das 7h às 12h. Em quintas-feiras, o comércio ocorre na Rua São Benedito, no Alto da Boa Vista, no mesmo horário. Às sextas, das 7h30 às 13h30, o ponto de venda é a Praça Charles Miller, no Pacaembu.

Aos sábados, a feira acontece no Parque Modelódromo do Ibirapuera, no Parque Burle Marx, no Mercado Central, das 7h às 13h, e no Parque da Previdência o dia todo. Aos sábados e domingos, o espaço da feira é o Parque da Água Branca, das 7h às 12h.

Podem ser encontrados frutas, hortaliças, bebidas, café, ervas temperos, grãos, laticínios, mel, pães, biscoitos, cereais e etc.

Espero que gostem do post de hoje! Dúvidas e sugestões é só mandar! =)

                       Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa


Nenhum comentário:

Postar um comentário