segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dormir bem é essencial!

Dormir bem é essencial! Mas talvez você não imagina que é tão essencial assim. Já parou para analisar como andam suas noites? Não pense que dormir serve apenas para manter-se acordado no dia seguinte. Os benefícios de uma boa noite de sono vão muito mais além...

Com a correria do dia a dia, às vezes se torna raro ter uma boa noite de sono. Em São Paulo por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono da Unifesp, 77% dos moradores sofrem de algum problema relacionado ao sono, enquanto 40% da população brasileira já não dorme bem também. Os motivos podem ser vários: insônia, falta de tempo, problemas respiratórios, depressão, ansiedade, entre outros. No entanto, por ser uma necessidade fisiológica, quando não atendida, pode trazer resultados nada saudáveis para a vida do ser humano.


O sono ocupa um terço da nossa vida. E infelizmente a maioria das pessoas não atribui grande importância à sua qualidade. A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Alguns dos problemas provocados pela falta de sono a curto prazo são cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Já a falta de sono a longo prazo causa problemas ainda mais sérios, que vão desde falta de vigor físico, envelhecimento precoce e diminuição do tônus muscular até comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais. 


Sim, a coisa é muito mais séria do que se possa imaginar! Por isso é tão importante buscarmos noites de sono agradáveis e saudáveis. Importante começar o quanto antes, mudando hábitos que estão te prejudicando ou até mesmo buscando ajuda profissional. Enquanto isso, algumas dicas que podem lhe ajudar a começar: 
  
- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;

- Estabeleça horários de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico para elevar a eficiência do sono;

- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;

- Evite o uso regular de tranquilizantes para dormir;

- Faça refeições leves à noite;

- Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;

- Evite atividades estimulantes à noite.

- Retire adornos corporais como o relógio de pulso, colares ou pulseiras e deixar aparelhos eletrodomésticos e principalmente aparelhos celulares longe da cama.


Então, comece já! Coloque as coisas em ordem durante o dia e quando chegar em casa, relaxe, descanse e tenha bons sonhos!

                    Siga o Vida em Forma no FACEBOOK INSTAGRAM @vidaemformaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário