Apesar de ser um hábito diário, que fazemos quase sem pensar, muitas pessoas não sabem da importância ou a maneira correta de escovar os dentes. Uma boa escovação ajuda a remover a placa de todos os cantinhos dos seus dentes, o que é importantíssimo! A utilização do fio dental por exemplo, é fundamental! Além de também remover a placa bacteriana, retira os resíduos do espaço entre os dentes, especialmente em áreas de difícil acesso. E muita gente acaba esquecendo desse aliado importantíssimo para nossa saúde. Recomenda-se usá-lo diariamente, principalmente antes da última escovação noturna.
O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e por isso merecem cuidado especial.
Em seguida vem a escovação! Você sabia que uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos e que a maioria dos adultos não chega nem próximo a esse tempo? Confessa, suas escovações estão cada vez mais rápidas, não é mesmo? Sempre estamos alegando falta de tempo pra tudo!!! Isso sem falar que estamos quase sempre no piloto automático e não temos a mínima noção do que estamos fazendo... Importante escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, dando atenção especial à gengiva, dentes posteriores e aqueles difíceis de alcançar. E se você tiver restaurações e coroas, dê atenção especial também para elas e áreas ao redor.
Após a escovação, recomenda-se fazer dois ou três bochechos com água. Com sucessivos bochechos e a substituição da água, conseguimos remover por completo da boca, toda a placa bacteriana, o creme dental e os restos alimentares que foram soltos com o fio dental ou durante a escovação. Completando a higiene bucal, finalmente pode-se bochechar com antissépticos adequados.
Se em certas ocasiões não for possível escovar os dentes, faça pelo menos bochechos. Embora seja uma importante fonte de energia, o açúcar é o principal alimento das bactérias que formam a placa bacteriana, o que futuramente pode-se transformar também em cáries.
Gostaram da dica de hoje? Então conta pra todo mundo e deixe aqui sua opinião! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário